Estratégias específicas para a cafeicultura podem garantir uma renda ainda melhor.
Muito se fala sobre o aumento nas cotações do café. No entanto, uma boa estratégia para a comercialização desta safra pode, de fato, ampliar as possibilidades de capitalização do cafeicultor brasileiro.
Um exemplo disso é o trabalho idealizado pela Nucoffee, que, há 18 anos no mercado, destaca inovações e um conjunto de ferramentas e serviços que proporcionam um direcionamento ideal no mercado de cafés especiais.
Entre as muitas ferramentas utilizadas pela plataforma, destacam-se as estratégias de comercialização do grão. Um exemplo disso é o cafeicultor e empresário Airton de Deus, do município de Nepomuceno (MG), que já teve seu café comercializado por meio da Nucoffee.

O produtor Airton é parceiro Nucoffee há anos e exporta seu grão vários países
Para ele, o momento de valorização do grão é importante e deve ser bem aproveitado pelo produtor. No entanto, antes de qualquer coisa, é fundamental contar com boas estratégias para otimizar esse momento e, ao mesmo tempo, evitar colocar em risco todo o esforço de um ciclo.
“A minha experiência com a Nucoffee foi ótima e vantajosa. Além do ágio considerável no preço, tive também o reconhecimento do esforço em campo, e isso tem muito valor para mim”, explica o cafeicultor Airton.
Soluções integradas na comercialização de café
As operações de Barter, amplamente conhecidas entre os produtores, proporcionam novas oportunidades.
A operação pode ser um investimento estratégico, oferecendo acesso a insumos e flexibilidade de pagamento em diferentes momentos: com o café que está no armazém, o café que ainda será colhido este ano ou até mesmo o grão da próxima colheita.

O cuidado com as lavouras é o primeiro passo no processo para melhor valorização do café
Dentre essas e outras abordagens, a Nucoffee tem ressignificado os negócios junto aos produtores, possibilitando melhorias relevantes na produtividade, bem como na qualidade das lavouras – tudo isso sem comprometer o fluxo de caixa imediato.
O cafeicultor Airton, que já realizou esse tipo de operação por meio da plataforma, destaca a segurança e a confiança. “Com a Nucoffee, tivemos todo o suporte necessário. Foi uma venda tranquila, levando em conta principalmente os maiores diferenciais do grão e os custos de produção”, explica.

Airton relata experiências promissoras através da comercialização de seu café especial com a Nucoffee
Vantagens competitivas com a Nucoffee
A plataforma também oferece ao cafeicultor um programa de benefícios, um componente valioso que recompensa os produtores por suas boas práticas. Isso inclui a valorização única do café, cashback pela qualidade do grão, rastreabilidade de lotes com alta pontuação e entrega antecipada. Além disso, a empresa conta com uma estrutura dedicada, com dois laboratórios no Brasil e suporte técnico especializado.
“Estamos junto aos cafeicultores durante todo o ciclo da cultura, trazendo mais valor à cadeia. Ferramentas como o Barter Mais criam oportunidades para o cafeicultor ganhar ainda mais com os movimentos positivos do mercado, sem riscos. O Artisans, por exemplo, é uma inovação em pós-colheita que reforça nossa jornada de continuação na modulação da qualidade e diferenciação dos cafés brasileiros”, pontua Pedro Santos, Gerente de Negócios Café da Nucoffee.
O cafeicultor Airton, que trabalha em parceria com a Nucoffee há bastante tempo, enxerga vantagens exclusivas na valorização do grão especial. Segundo ele, ‘com certeza tivemos muitas vantagens nessa operação. Além disso, o controle da rastreabilidade — no qual a ferramenta da Nucoffee nos auxilia — permite, por exemplo, separar os lotes com maior potencial’, comenta.

A Nucoffee trabalha estratégias específicas para a comercialização dos cafés especiais
Otimizando estratégias com a Nucoffee
A plataforma emprega uma abordagem abrangente na comercialização do café, utilizando diversos critérios para garantir qualidade e direcionar o produtor ao mercado ideal.
Em uma avaliação inicial e minuciosa da qualidade do grão, são consideradas análises sensoriais, classificação por tipo e peneira, bem como a identificação de defeitos. Além disso, o perfil de sabor é meticulosamente examinado, levando em conta notas sensoriais, complexidade e equilíbrio.
Paralelamente, a origem do café é valorizada, levando em conta a região produtora, a altitude da fazenda e a variedade cultivada. Como resultado, esse processo detalhado permite uma avaliação precisa de cada lote e, consequentemente, facilita a conexão entre produtores e compradores mais adequados.
“Com esse resultado, a Nucoffee maximiza o valor para ambas as partes, assegurando que as características singulares de cada café sejam devidamente reconhecidas e valorizadas no mercado global, promovendo assim uma comercialização mais justa e eficiente”, reforça Pedro.
Além disso, a estratégia permite que o cafeicultor já inicie o trabalho na plataforma com ganhos dentro da porteira. Isso porque ele tem acesso às melhores ferramentas convencionais e biológicas do mercado para manejo de pragas e doenças na lavoura, garantindo ganhos consideráveis em produtividade.
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Com a finalidade de potencializar seus lucros ao longo da safra, a plataforma cria um ecossistema. Para isso, ele pode, por um lado, usar o Barter Mais para participar dos ganhos do mercado; por outro, obter rendimentos extras por meio do Cashback de qualidade, da antecipação e da rastreabilidade.
Com boas conexões, a Nucoffee tem fortalecido cada vez mais a cafeicultura. Nesse sentido, o cafeicultor Airton ressalta. ‘Enxergamos essa parceria com grande otimismo. A parceria nos permite contar com uma empresa sempre à disposição, disposta a oferecer uma remuneração justa, que acompanha o aumento dos custos na elaboração da qualidade exigida.
A Syngenta apoia o produtor rural em todos os momentos, oferecendo soluções inovadoras e sustentáveis.
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